Jejum Intermitente! 12h 14h 16h e por aí vai…qual é o mais indicado

Jejum Intermitente! 12h 14h 16h e por aí vai…qual é o mais indicado

Um dos maiores mitos da história da medicina é a história da necessidade de comer muitas refeições pequenas ao longo do dia. Estudos mostram que comer de 3 em 3 horas é um mito e não há vantagem em comer refeições pequenas com mais frequência.

Então é possível otimizar a perda de gordura comendo menos refeições? Sim, e o jejum intermitente pode ser uma estratégia útil. Entenda como isso é natural e pode ser feito por qualquer pessoa desde que seja acompanhada por um médico ou profissional de saúde apto. Pacientes diabéticos devem ter muito cuidado antes de iniciar qualquer modificação em sua dieta!

Jejum Intermitente! 12h 14h 16h e por aí vai…qual é o mais indicado

Como Quebrar O Jejum Intermitente? O Que Comer Depois Do Jejum?

O que comer para quebrar o Jejum intermitente? É muito importante comer os alimentos certos para sair do jejum. Neste vídeo e passo algumas dicas importantes sobre o jejum. Aperte o play do vídeo.

Fonte:DR. JULIANO PIMENTEL

Saiba mais…

O jejum intermitente é um tipo de jejum “programado”. Como o nome sugere, ele não é constante e duradouro, pelo contrário, normalmente acontece em intervalos de tempos pré-estabelecidos. Ou seja, apresenta períodos de jejum intercalados com períodos onde há ingestão alimentar.

Devido a essas características, diversas são as formas de se planejar um jejum intermitente. Ele pode ser praticado todos os dias, dia sim/dia não, a cada 3 dias, 1 vez por semana etc. Pode durar 12 horas, 16 horas, 24 horas etc.

Em relação à frequência, os protocolos mais comuns envolvem o jejum intermitente diário ou a cada 2 dias (dia sim/dia não). No que diz respeito à quantidade de horas de cada jejum, normalmente não se ultrapassa 24 horas seguidas (1 dia completo).

Um exemplo muito comum, na prática, é o jejum intermitente diário de 12 horas. Nele, o indivíduo realiza a última refeição do dia anterior, dorme por aproximadamente 8 horas e, depois, fica mais 4 horas sem se alimentar pelo período da manhã. Ou seja, equivale a basicamente realizar o jantar à noite e só comer novamente no almoço do dia seguinte, pulando o café da manhã e qualquer outra refeição que o indivíduo realiza antes do almoço. Esse é um protocolo bastante utilizado porque já aproveita as 8 horas de sono e também porque uma boa parcela das pessoas não sente muita fome pela manhã.

Nos estudos que avaliam o efeito do jejum intermitente, os protocolos são variáveis, mas talvez o mais comum seja o jejum alternado em dia sim/dia não. No dia de jejum, ocorre a ingestão de até 25% das necessidades energéticas diárias durante um período de 24h. No dia seguinte, sem jejum, o consumo alimentar é irrestrito.

Fonte do texto saiba mais: cienciadanutricao

60 thoughts on “Jejum Intermitente! 12h 14h 16h e por aí vai…qual é o mais indicado

  1. Bete says:

    Amei vc foi enviado por Deus, são raro médicos se preocupar com a população mais pobres, vc é um anjo, está me ajudando muito estou fora do peso com baixa estima, e tenho muito medo de fazer a cirúrgica bariátrica, vendo seu vídeos e lendo seus artigos, já estou mudando meus hábitos Deus abençoe ricamente sua vida.

  2. Sandra says:

    Maravilha! Estou super amando este JI, faço todos os dias de 14 horas ou 16 horas. E ainda treino de manhã. Não sinto absolutamente nada de mau estar. Ao contrário meu desempenho fica até melhor e p completar estou perdendo peso e sinto até que meu condicionamento melhorou. Obrigada doutor!!!!

    • Carol Machado says:

      Boa noite Franciele, pode fazer sim o de 16hs, e consegue resultados, lembrando que vai também depender muito do que você irá comer quando acabar o jejum, busque sempre acompanhamento de um médico ou nutricionista para escolher a melhor dieta para acompanhar o novo estilo de vida que é o jejum intermitente, abraços!!! Carol Machado

  3. Susete Rodrigues Vieira Costa says:

    Amei a dica de dieta intermitente começo hoje apatia das 20h meu jejum e comerei pão meio dia amanhã. Mas posso seguir esse método põe quanto tempo? Me de dicas de desjejum ao meio dia e o que Posso comer depois … Prometo ser uma aluna determinada e focada . sentiras orgulho de mim.

  4. Karla says:

    Bom dia, Carol.
    Desde se segunda feira estou fazendo o jejum de 14hs. Faço a última refeição às 19hs e tomo café entre 09:30/10hs. Como 04 torradas integrais c/ café. Almoço normalmente, como pouco, mas sem restrições. As 15:30hs, faço um lanche leve e as 19hs uma janta leve tb. Estou fazendo corretamente?

  5. Clarissa Freire says:

    Bom dia.
    Estou me adaptando a dieta lowcarb(já abri mão de 90% carboidratos) e ao jejum, a minha última refeição é no máximo até às 18h e só volto a comer as 7h dá manhã pois vou pra academia as 8h nesse período de férias.
    Por enquanto que estou fazendo a academia de manhã estou quebrando o jejum com meu whey Protein com o creme de leite(isso é bom?), e depois disso só o almoço pois a mistura sustenta bem.
    Porém vou ter que voltar ao trabalho, e lá dá pra eu tomar meu café as 8h(nisso vou mudar o horário de consumo do whey para tardinha) e terei que malhar a noite fazendo minha última refeição as 17h…
    De 17h as 8h da manhã é um bom período de Ji?
    A água com limão pela manhã quebra o ji?

  6. Elaine De Fátima Mariano Vaz E Silva says:

    Bom dia!Comecei a fazer o JI tem duas semanas , faço o de 16h dia sim dia não, mas como estou tentando adaptar meu organismo e estou gostando muito de pular o café da manhã, poderia fazer o de 16h alternando com de 12h . Tipo dia sim e dia não o de 16h e os demais 12h? Teria o bom resultado fazendo assim?

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