Esta receita de cookies saudáveis (low carb e vegano) fica delicioso e é outra opção saudável de lanche para as crianças, lembrando que os pequenos vão começar a acostumar com um paladar não tão doce. Seu filho não precisa de açúcar.
Não deixe de experimentar e compartilhar.
INGREDIENTES:
- 1 xícara de purê de abóbora cabotiá/japonesa (cozinhar a abóbora e depois amassar com o garfo);
- 1 xícara de farinha de amêndoas;
- 1/2 xícara de damascos com 1 colher de óleo de coco (bater os damascos no liquidificador com 1 colher de óleo de coco pra virar uma pasta – se quiser mais doce colocar 1 xícara inteira de damascos ou acrescentar 1/2 xícara de xilitol);
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 pitada de sal integral;
- 1/2 colher de chá de noz moscada (se não gostar não coloque);
- 1/2 colher de chá de canela;
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
- 80 g de chocolate 80% ou mais.
MODO DE PREPARO:
Pré-aquecer o forno a 200°C.
Misture todos os ingredientes em uma vasilha (menos o chocolate) com um garfo até ficar homogêneo.
Acrescente o chocolate e misture delicadamente (deixe um pouco sem misturar para colocar em cima dos cookies).
Em uma forma forrada com papel manteiga, coloque a massa com a ajuda de duas colheres fazendo montinhos com espaço entre eles e por cima coloque o restante do chocolate.
Asse por uns 40 minutos ou até dourar. A massa vai sair um pouco mole, deixe esfriar bem para terminar de endurecer.
Benefícios Da Abóbora
A abobrinha reúne diversos benefícios para a saúde, principalmente quando ressaltamos seus altos valores nutritivos e sua versatilidade. Esta hortaliça é um dos alimentos mais ricos em vitamina do complexo B e do mineral magnésio.
Trata-se de um vegetal rico em vitamina A, que melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca; vitamina C, que age como antioxidante prevenindo o envelhecimento precoce; e em vitaminas do complexo B, como a B1, que ajuda na regeneração do sistema nervoso e a B3, que contribui para a melhora da circulação e controla os níveis de colesterol.
A abobrinha ainda é fonte de sais minerais, como o fósforo, o cálcio e o potássio, responsáveis por fortalecer dentes, ossos e articulações.
Outro benefício é a fibra, também um dos elementos da abobrinha. A substância é encontrada na casca e melhora o funcionamento do intestino. Junto com elas, encontram-se o licopeno e o betacaroteno, nutrientes que agem como antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce.
Aqui está uma lista com alguns dos benefícios da abobrinha:
Controla a glicose;
Controla o colesterol;
Regula o funcionamento do intestino;
Ajuda no tratamento da hipertensão;
Aumenta a memória e concentração;
Previne o envelhecimento precoce;
Previne a osteoporose.
Além de todos esses benefícios, a abobrinha também é muito indicada para pessoas que buscam emagrecer. Com pouca caloria, o alimento se destaca por ser tenra, com aspecto leve e magro.
Estudos apontam que uma xícara de abobrinha tem 36 calorias e 10% da RDA de fibra dietética, que auxilia na digestão, previne a constipação e mantém os níveis baixos de açúcar no sangue. Outro ponto positivo? Ela pode ser utilizada como complemento em diversos pratos.
Abraços e fique com Deus!
FONTE DO ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.