Dieta Dash: Dieta Criada Para Pessoas Hipertensas

Dieta Dash: Dieta Criada Para Pessoas Hipertensas

Os hábitos alimentares que você mantém durante a vida, influenciam na sua disposição para realizar tarefas do dia a dia, na qualidade de vida e na sua saúde.

O resultado de não manter uma boa alimentação pode ser associado às doenças e problemas de saúde que você adquire ao longo da vida. Preocupar-se com a sua saúde e a da sua família agora vai refletir no futuro também.

Um grave problema de saúde que afeta pessoas de todos os sexos é a pressão arterial elevada; mais de 1,1 bilhões de pessoas no mundo todo sofrem com isso.

A pressão arterial elevada, ou a hipertensão pode existir por muitos fatores, um deles é a pré-disposição genética ou uma alimentação sem valor nutritivo, rica em conservantes, açúcares e sódio, assim cada vez mais pessoas descobrem que sofrem com o problema.

Essa confirmação vem através de estudos recentes, que descobriram que o número de pessoas com hipertensão dobrou nos últimos 40 anos (1). Pensando nisso, vou falar sobre uma dieta que foi criada pensando na saúde dos hipertensos, a Dieta Dash.

Não deixe de ler e compartilhar!

Como Surgiu A Dieta Dash?

Dieta Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é recomendada para pessoas que precisam tratar ou querem prevenir a hipertensão, reduzir o nível de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e a insuficiência renal.

Ela foi elaborada por cientistas para esse tipo de paciente, com o objetivo de combater esses problemas (2,3,4). Durante as pesquisas, os cientistas notaram que a pressão arterial elevada era menos comum em pessoas que seguiram uma dieta baseada em vegetais (como os vegans e os vegetarianos) que em pessoas que consumiam carne (56).

Isso fez com que esses pesquisadores investissem e projetassem uma dieta que fornecesse quantidades liberais dos nutrientes que favorecem a saúde dos hipertensos.

Assim surgiu a Dieta Dash: rica em frutas e vegetais e com algumas fontes de proteínas magras como o frango, peixe e o feijão. A dieta consiste em baixo consumo de carne vermelha, sal, açúcares adicionados e gordura.

Como Funciona A Dieta Dash?

A dieta é concentrada em frutas, legumes e carnes magras. Outro fator importante e indispensável da Dieta Dash é que ela reduz o consumo de sal na alimentação.

O programa da dieta recomenda que as pessoas consumam no máximo até de 2.300 mg de sódio por dia  (ou 1 colher de chá), que está de acordo com as diretrizes de saúde. A versão de baixo-sal recomenda que as pessoas não consumam mais que 1.500 mg de sódio por dia (ou 3/4 de uma colher de chá).

Benefícios Da Dieta Dash

1- Diminui A Pressão Arterial

A pressão arterial é a força colocada nos vasos sanguíneos e órgãos, e como seu sangue passa por eles.

A nossa pressão arterial é medida de duas  formas:

Pressão sistólica:

A pressão em seus vasos sanguíneos quando o seu coração bate.

Pressão diastólica:

A pressão entre os seus vasos sanguíneos entre os batimentos cardíacos, enquanto o seu coração está em repulso.

A pressão arterial de um adulto saudável, é uma pressão sistólica abaixo de 120 mmHg, e uma pressão diastólica abaixo de 80 mmHg. Normalmente é medida pela com a pressão arterial sistólica acima da pressão diastólica, como o exemplo de 120/80.

As pessoas com uma leitura de pressão sanguínea de 140/90 são considerados com uma pressão arterial elevada.

Os pesquisadores americanos concluíram que a Dieta Dash conseguiu manter a pressão arterial baixa, tanto em pessoas saudáveis quanto em pessoas que já possuem a pressão arterial elevada (23).

Aos pacientes com restrição de sódio, perceberam que a dieta diminuiu ainda mais a pressão arterial (4).

Mas vale ressaltar que a diminuição da pressão arterial nem sempre quer dizer que diminuíram as chances de doenças cardíacas ou de morte (5).

2- Perder Peso

Essa Dieta foi pensada em auxiliar a diminuir a pressão arterial, mas geralmente com uma pressão alta você seja orientado a perder peso. Quanto mais peso você tem, mais alta será a sua pressão arterial, e perder peso é uma forma de baixar a pressão arterial (678).

Realmente algumas pessoas perderam peso com essa dieta, mas foi por receberem orientações para diminuir o consumo de calorias (9).

3- Diminui O Risco De Câncer

Uma pesquisa recente constatou que as pessoas que seguiam essa dieta tinham um risco menor para desenvolver alguns tipos de câncer. Incluindo o colorretal e o de mama (10)

4-Reduz Riscos De Síndrome Metabólica 

Alguns estudos mostraram que essa dieta reduz riscos de desenvolver a síndrome metabólica em até 81 % (11,12)

5- Diminui O Risco De Doença Cardíaca

Em um estudo recente feito em mulheres que fizeram a Dieta Dash, constataram a diminuição do risco de doença cardíaca, na análise foi concluído que entre essas mulheres existia 20% menor chances de  terem doença cardíaca, e um risco de 29% menor de acidente vascular cerebral (13).

Muitos desses efeitos protetores foram atribuídos ao consumo de alto teor frutas e vegetais na Dieta Dash, já que o consumo de frutas e vegetais favorece a saúde (14).

A Dieta Funciona Para Todos?

Nos exames realizados constataram que o efeito da diminuição do sal para os hipertensos é significativo, porém, para as pessoas que possuem a pressão arterial normal, não observaram grandes alterações (15).

Para quem tem a pressão arterial normalizada, comer menos sal do que é recomendado pode ser perigoso para a saúde como a possibilidade de desenvolver problemas cardíacos, resistência á insulina e a retenção de líquidos.

A versão de baixo teor de sal da Dieta Dash recomenda que as pessoas não comam mais que 1.500mg de sódio por dia (cerca de 3/4 de uma colher de chá); porém, não está claro se existe benefício em reduzir tanto o consumo de sódio por dia, mesmo em pessoas com pressão arterial elevada (16).

Além disso, a Dieta Dash é muito semelhante à dieta padrão de baixo teor de gordura (17), mas se você tem a pressão arterial alta ou é uma pessoa sensível ao sal, talvez essa seja uma boa alternativa.

Abraços e fique com Deus!

FONTE do ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
%d blogueiros gostam disto: