Treinamento Funcional com Toalha – Nível Iniciante – Até 250 kcal

Treinamento Funcional com Toalha – Nível Iniciante – Até 250 kcal

No mundo fitness, o termo treinamento funcional tem sido cada vez mais presente nas conversas e indicações de exercícios físicos.

A motivação é principalmente porque os exercícios funcionais têm sido considerados os mais adequados para a  melhora dos padrões de movimento, da resistência, flexibilidade, postura e força, além de grande perda de peso.

Entenda melhor o que são e para que servem os treinos funcionais.

O que é treinamento funcional? Conheça a base de tudo

O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.

Além disso, outra explicação é que: “Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (Campos Neto; Neto, 2004)

Então para entender tudo isso em palavras mais simples é válido dizer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar e assim por diante.

O exercício funcional vem para somar às demais modalidades presentes nas academias e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.

Porque segundo as orientações da ACSM (American College of Sports Medicine), toda novidade desperta curiosidade entre alunos e professores, mas nenhuma atividade física é completa por si só, portanto, sempre requer a sua associação com outras atividades que a completem.

Academia funcional: trabalho mais globalizado dos músculos

O treino funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade, direcionado a alguma modalidade.

As situações do dia a dia, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.

exercício funcional tira o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, muito comuns na musculação.

Essa nova forma de academia funcional é baseada em circuitos, que vão mudando de acordo com as aulas, fazendo com que a pessoa pense no movimento que está realizando e não apenas executando-os mecanicamente.

Pode ser praticado em grupos, mas também pode acontecer como um treinamento individual.

Para a sua realização, o treinamento funcional utiliza elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.

Aula funcional: três grandes bases 

Como acontece essa prática do exercício funcional?

Primeiro, é realizada a transferência de exercícios convencionais para funcionais, ou seja,  é feita  uma troca gradativa de exercícios em máquinas, para exercícios com o próprio corpo.

Depois acontece o treinamento do Core, ou seja, acontece a concentração do trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.

E na sequência vem o treino de propriocepção ou bases instáveis na aula funcional, que é realização de trabalhos seguros em superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a uma adversidade.

Estudiosos do movimento revelam que a maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas.

Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente dentro de uma série de musculação, como citado acima, e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo, fazendo você ter um melhor resultado dentro do seu trabalho planejado.

Em resumo, o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano.

Hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.

Mas lembrem-se que para a realização de qualquer exercício, é preciso antes uma avaliação física , que vai revelar as condições individuais para a prática escolhida.

FONTE de ARTIGO deste post:

Vídeo: Exercício em Casa 

TEXTO: ciaathletica

O Blog Emagreça Fácil Brasil recomenda SEMPRE o acompanhamento de profissionais para qualquer prática alimentar ou de exercícios! Nosso blog visa unicamente passar informações que devem ser apresentadas aos médicos ou profissionais da própria pessoa que deseja seguir as informações dos post’s. Att: Carol Machado

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