8 Dicas Para Impulsionar O Hipotálamo De Forma Natural

8 Dicas Para Impulsionar O Hipotálamo De Forma Natural

Como eu falei em outro artigo, hipotálamo é uma parte essencial do cérebro humano e controla a
maioria dos nossos hormônios. A importância de impulsionar o hipotálamo de forma natural está no fato de evitar uma disfunção hipotalâmica, que pode gerar problemas como: Tumores cerebrais, Hipotireoidismo e doença de Hashimoto, dentre outros.

Ele está localizado no fundo do cérebro, logo acima da base do crânio. Sua principal função geral é regular a homeostase de nossos corpos. Em outras palavras, ajuda a manter o corpo humano em um estado constante e estável.

Nesse artigo explicarei como impulsionar o Hipotálamo de forma natural.

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Impulsionar O Hipotálamo

Impulsionar O Hipotálamo: Suco De Espinafre

Confira a seguir as melhores formas naturais para impulsionar a função hipotálamo:

1. Aumentar A Ingestão De Cromo

Maçã É Rica Em Fibras

cromo é um mineral traço necessário para o corpo em pequenas quantidades para um
funcionamento saudável.

O hipotálamo é extremamente importante, uma parte central do sistema nervoso autônomo que ajuda a controlar a temperatura corporal, a sede, a fome, o sono e a atividade emocional.
Estudos ligaram o cromo com uma função de hipotálamo mais saudável.

A pesquisa sugere que isso pode ajudar a manter o hipotálamo em um estado mais jovem, melhor regulamentar o apetite em adultos idosos e prevenir efeitos negativos nos neurônios cerebrais causados ​​pelo envelhecimento. (1)
Veja as 10 das melhores fontes de alimento para obter mais cromo naturalmente através da
sua dieta: (2)

– Brócolis
– Alho
– Manjericão
– Laranjas
– Peru
– Vagem
– Maçãs
– Bananas

Outros alimentos como

2. Use Óleos Essenciais

Os óleos essenciais de incenso e mirra também demonstraram melhorar a saúde do cérebro.

Dois compostos ativos primários chamados terpenos e sesquiterpenos são encontrados tanto
no incenso quanto no óleo de mirra. Ambos os compostos têm efeitos anti-inflamatórios e
antioxidantes no corpo. (3)
Sesquiterpenes são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica e estimular o sistema
límbico do cérebro e outras glândulas promovendo a memória e liberando emoções.

Verificou- se que os Sesquiterpenos aumentam o oxigênio em torno dos locais receptores perto do
hipotálamo, das glândulas pineal e pituitária.

Os Sesquiterpenos também têm um efeito específico no nosso centro emocional no hipotálamo, ajudando-nos a permanecer calmo e equilibrado.
Existem muitas maneiras de incorporar incenso e mirra na sua vida diária. Você pode difundir
os óleos essenciais e misturá-los com outros óleos e essências e aplicar a mistura diretamente na pele.

3. Use Vitex

A Vitex, também conhecida como casta castanha de árvore, é um suplemento à base de
plantas altamente aclamado por sua capacidade de ajudar a equilibrar hormônios femininos.

A capacidade medicinal para afetar positivamente os problemas de saúde hormonal parece ser
derivada de compostos dopaminérgicos presentes na erva.

Como exatamente o vitex encoraja o equilíbrio hormonal?

Embora não forneça hormonas ao corpo, ele age diretamente no hipotálamo e nas glândulas pituitárias.

Para as mulheres, aumenta o hormônio luteinizante, modula a prolactina e ajuda na inibição da liberação de hormônio folículo estimulante, que ajudam a equilibrar a proporção de progesterona com estrogênio, elevando ligeiramente os níveis de progesterona.

O chasteberry seco e maduro é usado para preparar extratos líquidos ou extratos sólidos que são
colocados em cápsulas e comprimidos.

4. Coma Gorduras Saudáveis

Óleo De Coco Possui Gorduras Saudáveis

Além de vitex, existem muitas outras maneiras naturais de equilibrar seus hormônios e
alcançar uma melhor função do hipotálamo.

Estabelecer equilíbrio hormonal em seu corpo tem um efeito positivo direto sobre a função do seu hipotálamo e sua glândula pituitária.

Uma das melhores maneiras de equilibrar seus hormônios através de sua dieta é consumir regularmente gorduras saudáveis. O colesterol e outras gorduras desempenham um papel fundamental na construção de membranas celulares e hormônios.

Certos tipos de gorduras, incluindo o colesterol, também atuam como antioxidantes e precursores de algumas moléculas e neurotransmissores importantes para o cérebro. Algumas das fontes de gorduras anti-inflamatórias saudáveis ​​incluem:

  • azeite,
  • óleo de coco,
  • abacates,
  • manteiga,
  • salmão selvagem,
  • linhaça,
  • nozes,
  • bacalhau.

Comer gorduras boas como o azeite suporta níveis saudáveis ​​de colesterol, que é um aspecto
essencial da síntese hormonal adequada. (4)

5. Durma O Bastante E Reduza O Estresse

Durma Bem

O sono também é fundamental para manter nossos hormônios sob controle. A falta de sono, o uso prolongado de corticosteroides e o estresse crônico são três dos maiores contribuintes para altos níveis de cortisol.

Um relatório publicado no Indian Journal of Endocrinology and Metabolism afirma que o estresse pode levar a mudanças no nível sérico de muitos hormônios, incluindo glicocorticoides, catecolaminas, hormônio do crescimento e prolactina (5).

O cortisol é um hormônio glucocorticóide sintetizado a partir de colesterol por enzimas. Nos
níveis certos, é útil, mas quando você tem demais, isso pode causar problemas.

Uma vez que o cortisol é regulado pelo eixo hipotálamo-hipófise- adrenal, e o cortisol é o hormônio primário responsável pela resposta ao estresse, manter a produção de cortisol em um nível saudável através de um sono adequado e redução do estresse, é extremamente útil para a saúde do seu hipotálamo (bem como suas glândulas pituitárias e adrenais).

A prática de atividades como meditação e ioga podem ajudar para que você tenha uma noite tranquila, e redução do estresse.

6. Exercício Regularmente

Pratique Exercícios Físicos
Pratique Exercícios Físicos

O exercício moderado em uma base regular também ajuda a impulsionar o hipotálamo, bem como
para todo o seu corpo. Uma série de estudos já encontraram uma deficiência de ácido gama- amino-butírico no hipotálamo de sujeitos de animais hipertensos.

Um estudo publicado em 2000 analisou a relação entre o hipotálamo, o exercício e a pressão arterial elevada em indivíduos com animais.

Neste estudo, os pesquisadores descobriram que o exercício crônico tem um efeito positivo
tanto na expressão gênica quanto na atividade neuronal no hipotálamo.

Não surpreendentemente, eles também descobriram que o exercício crônico reduziu os níveis de
pressão arterial nos animais hipertensos. (6)

Parece que o exercício não só aumenta a saúde do coração, mas também melhora a saúde do
hipotálamo, e a melhoria de ambos é susceptível de ajudar a baixar a pressão arterial tanto
para humanos quanto para animais.

7- Vitamina B

Ovos Possuem Vitamina B

Ingerir alimentos ricos em vitamina B ajudará a impulsionar o hipotálamo. A falta da vitamina B-1, ou tiamina como ela também é conhecida, pode ajudar a prevenir uma diminuição na capacidade mental, como por exemplo o surgimento de doenças como a doença de Alzheimer.

Carne de porco e leguminosas são ricas em vitamina B (7).

Já a vitamina B-12 possui outras grandes vantagens essenciais para a saúde, como: prevenção da perda de memória, danos cerebrais e desorientação.

Você pode encontrar em alimentos como:

  • Ovos
  • Carne bovina
  • Salmão
  • Frango
  • Café
  • Chá
  • Ervilha

8-Antioxidantes

Goiaba É Rica Em Vitamina C

Os alimentos rico em antioxidantes reparam os danos causados pelos radicais livres, ajudam eliminar as toxinas do organismo, ajudam a prevenir doenças e a impulsar o hipotálamo. A vitamina C também é essencial, juntos eles ajudam a manter a saúde cerebral e imunológica.

Você pode encontrar a vitamina C e agentes antioxidantes em alimentos como:

Espinafre

Tomate

Goiaba

Limão

Abobrinha

Dê sempre preferência aos alimentos saudáveis e naturais para impulsionar o hipotálamo, além de manter uma rotina e hábitos saudáveis. Isso fará grande diferença na sua vida.

Conviver com doenças degenerativas ou de qualquer espécie é muito doloroso, e existem formas como essas para evitá-las.

Faça escolhas inteligentes e pense no seu futuro, e no futuro de sua família,; aquilo que você come hoje vai influenciar em vários aspectos.

Então mude hoje, use a criatividade para utilizar os alimentos saudáveis e seja mais feliz.

FONTE do Artigo:
Dr. Juliano Pimentel

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