Ghee: Aprenda Como Preparar A Manteiga Clarificada
O ghee é uma manteiga clarificada, com menor quantidade de lactose e das toxinas presentes na manteiga original.
Por ser clarificada, o ghee é uma opção saudável e nutritiva para cozinhar os alimentos.
Não deixe de experimentar e compartilhar.
INGREDIENTES:
- 250 gramas de manteiga sem sal.
MODO DE PREPARO:
Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto.
A manteiga derreterá até começar a ferver.
Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa.
Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo. Você vai notar alguns cristais no fundo da panela, que é a lactose.
Após esfriar, coe e coloque em um vidro.
Deixe no freezer até endurecer e depois retire.
Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.
Benefícios do Ghee

Alimento fundamental na mesa das famílias indianas, o ghee é manteiga clarificada, com menor quantidade de lactose e das toxinas presentes na manteiga original. É feita do leite da vaca ou da búfala, assim como a tradicional, mas a principal diferença é o processo de clarificação, que elimina traços da lactose, toxinas e deixa apenas o óleo.
O ghee contém também vitamina A, um excelente antioxidante que protege as células dos radicais livres, além de ser anti-inflamatória. Como a manteiga passa pelo processo de clarificação, a quantidade de sal também diminui, fazendo com que a retenção de líquido no organismo seja menor.
O ghee é muito baixo em caseína – a principal proteína encontrada no leite – e tem quase zero ou o mínimo possível de lactose, o que faz com que seja bem tolerado por pessoas com intolerâncias à lactose.
O ghee tem um dos mais altos teores naturais de ácido linoleico conjugado (ALC) se preparado a partir de vacas alimentadas de capim. O ALC tem sido associado a estudos com animais para melhorar a resistência à insulina e, potencialmente, na luta contra o câncer. No entanto, uma pesquisa mais profunda deve ser feita para compreender a interação do ALC com os seres humanos.
E tem mais, o ghee também é rico em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos.
Ao contrário de outras manteigas em sua casa, o ghee não precisa ser refrigerado. De fato, se ele for armazenado em um recipiente hermético e dura até três meses.
Faça o seu ghee caseiro e coma sem medo.
Quem me segue já sabe que a margarina é na um alimento processado e ruim para a saúde. Entre a margarina e a manteiga, use sempre a manteiga. De preferência prepare o ghee, queAbraços e fique com Deus! é uma opção ainda mais saudável.
Na dúvida, lembre-se sempre de escolher alimentos de verdade. O ghee é um alimento de verdade, enquanto a margarina é um alimento processado e produzido através de um processo chamado hidrogenação – reação química de adição de hidrogênio em uma molécula.
Cuide da sua saúde, coma comida de verdade.
FONTE DO ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.
Pingback: Sopa De Cenoura Com Gengibre delicia para os dias frios
Pingback: Receita De Mingau De Coco Sem Lactose E Low Carb
A ghee é uma melhor opção…Mas pode usar a manteiga tbm😉