Ghee: Aprenda Como Preparar A Manteiga Clarificada

Ghee: Aprenda Como Preparar A Manteiga Clarificada

O ghee é uma manteiga clarificada, com menor quantidade de lactose e das toxinas presentes na manteiga original.

Por ser clarificada, o ghee é uma opção saudável e nutritiva para cozinhar os alimentos.

Não deixe de experimentar e compartilhar.

INGREDIENTES:

  • 250 gramas de manteiga sem sal.

MODO DE PREPARO:

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto.

A manteiga derreterá até começar a ferver.

Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa.

Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo. Você vai notar alguns cristais no fundo da panela, que é a lactose.

Após esfriar, coe e coloque em um vidro.

Deixe no freezer até endurecer e depois retire.

Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.

Benefícios do Ghee

Ghee
O Ghee Tem Quantidades Menores De Lactose E Toxinas

Alimento fundamental na mesa das famílias indianas, o ghee é manteiga clarificada, com menor quantidade de lactose e das toxinas presentes na manteiga original. É feita do leite da vaca ou da búfala, assim como a tradicional, mas a principal diferença é o processo de clarificação, que elimina traços da lactose, toxinas e deixa apenas o óleo.

O ghee contém também vitamina A, um excelente antioxidante que protege as células dos radicais livres, além de ser anti-inflamatória. Como a manteiga passa pelo processo de clarificação, a quantidade de sal também diminui, fazendo com que a retenção de líquido no organismo seja menor.

O ghee é muito baixo em caseína – a principal proteína encontrada no leite – e tem quase zero ou o mínimo possível de lactose, o que faz com que seja bem tolerado por pessoas com intolerâncias à lactose.

O ghee tem um dos mais altos teores naturais de ácido linoleico conjugado (ALC) se preparado a partir de vacas alimentadas de capim. O ALC tem sido associado a estudos com animais para melhorar a resistência à insulina e, potencialmente, na luta contra o câncer. No entanto, uma pesquisa mais profunda deve ser feita para compreender a interação do ALC com os seres humanos.

E tem mais, o ghee também é rico em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.

O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade. Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos.

Ao contrário de outras manteigas em sua casa, o ghee não precisa ser refrigerado. De fato, se ele for armazenado em um recipiente hermético e dura até três meses.

Faça o seu ghee caseiro e coma sem medo.

Quem me segue já sabe que a margarina é na um alimento processado e ruim para a saúde. Entre a margarina e a manteiga, use sempre a manteiga. De preferência prepare o ghee, queAbraços e fique com Deus! é uma opção ainda mais saudável.

Na dúvida, lembre-se sempre de escolher alimentos de verdade. O ghee é um alimento de verdade, enquanto a margarina é um alimento processado e produzido através de um processo chamado hidrogenação – reação química de adição de hidrogênio em uma molécula.

Cuide da sua saúde, coma comida de verdade.

FONTE DO ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.

3 thoughts on “Ghee: Aprenda Como Preparar A Manteiga Clarificada

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