SOP Síndrome do Ovário Policístico saiba mais

SOP Síndrome do Ovário Policístico saiba mais

Afeta cerca de 7% a 20% das mulheres em idade fértil. É um dos distúrbios hormonais endócrinos mais comuns, a doença é responsável por 70% das infertilidades.

Além disso, também pode aumentar o risco de desenvolvimento de várias outras doenças, como resistência à insulina, diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão alta e doenças cardíacas.

Nesse artigo explicarei os sintomas, causas e tratamentos para a Síndrome do Ovário Policístico.

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Ovário Policístico 

O termo “policístico” se refere ao desenvolvimento de múltiplos cistos pequenos nos ovários; acumulando cistos em pequenos “sacos”.

Normalmente, os ovários liberam uma pequena quantidade hormônios sexuais masculinos (chamados andrógenos); porém, em mulheres com a síndrome do ovário policístico, os ovários começam a produzir um pouco mais de andrógenos, que é a razão para sintomas masculinos, como pelos na face.

Sintomas

Existem vários sintomas do ovário policístico que são comuns e relacionados à questões hormonais, embora que em cada mulher a forma como o desequilíbrio hormonal se desenvolve possa ser diferente.

Médicos procuram vários cistos nos ovários, mas nem todas as pacientes diagnosticadas têm cistos visíveis nos ovários.

A doença ainda pode ser diagnosticada se a maioria dos outros sintomas comuns surgirem.

Os sintomas mais frequentes incluem:

– Períodos menstruais irregulares, incluindo amenorreia (períodos ausentes);

– Dificuldade em conceber ou infertilidade;

Alterações no peso, especialmente ganho de peso e dificuldade para perder peso;

– Acne;

– Resistência à insulina (relacionada ao aumento do risco de diabetes);

– Níveis elevados de testosterona;

– Hirsutismo (crescimento excessivo do cabelo, incluindo em lugares onde nas mulheres geralmente não crescem cabelo, como na face e no abdômen);

– Calvície ou fios ralos;

– Fadiga;

– Mudanças no humor;

– Baixo libido.

Tratamento 

Algumas dicas podem ajudar no tratamento de ovário policístico. Confira:

1 – Alimentação De Verdade

Em mulheres com excesso de peso, principalmente sedentárias e lutando contra a resistência à insulina, é recomendável uma dieta voltada para a perda de peso saudável, que é pobre em açúcar e rica em nutrientes.

Não importa a causa do desequilíbrio hormonal, comer alimentos de verdade e eliminar a exposição a toxinas é importante.

É crucial para aumentar o metabolismo e portanto, ajudar na produção de hormônios, eliminando várias toxinas que entram no organismo através de alimentos industrializados e processados.

Hormônios podem facilmente ficar desequilibrados quando o corpo é bombardeado por coisas como adoçantes artificiais, pesticidas, conservantes e assim por diante.

Pense em “nutrição” como o objetivo, especialmente comendo uma variedade de alimentos anti-inflamatórios naturais – como vegetais, frutas, carnes e gorduras saudáveis.

O mesmo tratamento dietético usado para combater a síndrome do ovário policístico, também ajuda a tratar outras doenças comuns, incluindo obesidade, doenças cardíacas, doenças autoimunes, diabetes e assim por diante.

Isso significa remover do organismo os alérgenos comuns ou sensíveis, toxinas e produtos químicos, incluindo:

1- Excesso De Álcool;

– A maioria das fontes de açúcar e adoçantes (incluindo xarope de milho rico em frutose, açúcar refinado e grãos refinados que acionam picos de insulina; que são inflamatórios e irritantes para o intestino);

– Alimentos embalados e processados;

– Hidrogenados e refinados (soja, canola, cártamo, girassol e milho), que são altamente inflamatórios;

– Sensibilidades comuns, incluindo produtos lácteos convencionais e glúten.

  1. Reduzir O Estresse

Uma das chaves para resolver qualquer problema hormonal é dar uma olhada na “conexão mente-corpo”.

Isso é porque o estresse pode ter impactos drásticos sobre o sistema endócrino e, portanto, a produção de hormônios.

Diferentes coisas funcionam para diferentes pessoas quando se trata de combater o estresse crônico, passar mais tempo na natureza, yoga, meditação, oração e assim por diante.

  1. Obtenha Descanso Suficiente

Dormir é crucial para a regeneração celular, produção de hormônios, controle de estresse e até mesmo controle de peso.

Privação de sono pode ter os mesmos efeitos negativos sobre a saúde e hormônios como a falta de atividade e uma dieta pobre em nutrientes.

Em uma revisão publicada em Reprodução Humana, os pesquisadores analisaram um estudo transversal de mulheres com e sem ovário policístico.

Consistentemente não dormir o suficiente aumenta os hormônios do estresse no corpo, incluindo cortisol, e muda os níveis de hormônios que controlam seu peso e apetite, incluindo insulina e grelina.

Quanto mais estressado você é, mais sono você provavelmente precisa – mas a recomendação geral que funciona bem para a maioria das pessoas é dormir sete horas por noite.

  1. Exercícios Corretos

Se você tem uma predisposição para desenvolver desequilíbrios hormonais, tenha em mente que há uma linha tênue entre o excesso e a falta de atividade.

Geralmente falando, os corpos das mulheres são mais suscetíveis às mudanças hormonais quando o exercício é aumentado além dos níveis saudáveis.

Por exemplo, “atleta triada feminina” é uma condição que pode contribuir para ovário policístico, que é causada por excesso de exercício juntamente com uma dieta restritiva.

As atletas podem ser mais suscetíveis a períodos irregulares, de acordo com vários estudos.

Claro, isso não significa que você precisa cortar o exercício, uma vez que existem muitos benefícios da atividade física para o equilíbrio hormonal.

É apenas uma questão de descobrir qual quantidade funciona melhor para você.

  1. Evitar A Exposição A Diruptores Endócrinos

Os diruptores endócrinos são substâncias químicas que interferem na produção, liberação ou eliminação dos hormônios naturais do corpo.

Estes diruptores podem imitar os hormônios naturais, especialmente o estrogênio, que pode resultar em superprodução ou subprodução de hormônios reais.

Fique atento aos sintomas, faça mudanças na sua dieta, invista em hábitos que promovam qualidade de vida e procure orientação médica.

 

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Fonte do TEXTO: drjulianopimentel

Fonte do Vídeo: cafemaritacarolmachado

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