Os 13 Melhores Alimentos Que Combatem A Inflamação E Emagrecem
Você sabia que a inflamação é causada em grande parte pelos alimentos que colocamos em nossos pratos? Alimentos enlatados, congelados e processados são muito prejudiciais à saúde e podem desencadear inflamações crônicas. Por outro lado, existem os alimentos que combatem a inflamação.
Precisamos entender cada vez mais o papel dos alimentos na saúde e na forma como o nosso corpo se comporta quando submetido a agressores diversos, como vírus, bactérias, fungos, fadiga, stress, e muitos outros. Nada mais natural que encarar o cardápio como fonte de defesa do nosso organismo, certo?!
O combate à inflamação começa pelo seu prato! Por isso, selecionei alguns alimentos anti-inflamatórios que você pode incluir na dieta. Não deixe de ler e compartilhar.
Benefícios Dos Alimentos Antiinflamatórios
Alimentos anti-inflamatórios podem transformar sua saúde.
A Inflamação como uma função corporal não é necessariamente uma coisa ruim. Quando o corpo está ferido ou doente, o sistema linfático (imunológico) entra em ação, trazendo o exército do sistema imune de glóbulos brancos para a área de preocupação através do aumento do fluxo sanguíneo.
Com o aumento da atenção para a área, também pode haver inchaço, vermelhidão, calor, dor ou desconforto. Você provavelmente já viu esta resposta imune em ação, como quando um corte fica quente e inchado ao redor da ferida.
Inflamação, em um corpo saudável, é a resposta normal e eficaz que facilita a cicatrização. Mas, infelizmente, sabemos que esta não é toda a história.
Quando o sistema imunológico está sobrecarregado e começa a atacar tecidos corporais saudáveis, sofremos com doenças autoimune e inflamações em outras áreas saudáveis do corpo. Este é também o caso de sintomas de artrite e fibromialgia, bem como doença celíaca e intestino irritável.
A inflamação está ligada ainda há outras doenças. A asma cria inflamação das vias aéreas; a inflamação relacionada à diabetes afeta a resistência à insulina; e assim por diante.
Estudos mostram que pacientes que consumiram alimentos antiinflamatórios melhoraram sua condição de saúde e puderam, até mesmo, diminuir os medicamentos (1). Certamente, este é um bom método para promover mudanças no seu estilo de vida.
Alimentos Antiinflamatórios Emagrecem?
Os alimentos anti-inflamatórios facilitam sim a perda de peso.
Isso porque eles melhoram o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral, auxiliando no emagrecimento. Mas para que os resultados sejam realmente positivos, você também deve tirar da sua dieta alimentos processados, industrializados e açucarados, que inflamam o corpo e retém toxinas no organismo.
Outra boa notícia, eles combatem a celulite, que nada mais é do que uma inflamação. O consumo de alimentos pró inflamatórios causa a inflamação das células, ocasionando as celulites que podem ser combatidas com uma dieta antiinflamatória.
Melhores Alimentos Antiinflamatórios
Procure incluir na sua dieta os seguintes alimentos:
- Frutas Vermelhas
Contém fibras, vitaminas e minerais. Embora existam dezenas de variedades, alguns dos frutos mais comuns incluem morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Eles contêm antioxidantes chamados antocianinas, que possuem efeitos anti-inflamatórios capaz de reduzir o risco de doenças (2, 3, 4).
- Peixes Gordos

São fontes de proteína e dos ácidos graxos Ômega 3 de cadeia longa, EPA e DHA, peixes como Salmão, Sardinha, Arenque, Cavalinha e Anchovas. EPA e DHA reduzem a inflamação que pode causar síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal, entre outros (5, 6, 7).
- Brócolis
Vegetal crucífero extremamente nutritivo, relacionado a uma diminuição do risco de doenças cardíacas e câncer. O brócolis é rico em sulforafano, um antioxidante que combate a inflamação, reduzindo seus níveis de citocinas e NF- kB, que levam a inflamação (8, 9, 10).
- Abacate

Um verdadeiro super alimento. O abacate contém potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração. E também carotenóides e tocoferóis, que estão ligados ao risco de câncer reduzido (11,12).
- Chá Verde
Você provavelmente já ouviu falar que o chá verde é uma das bebidas mais saudáveis que você pode beber. Tem sido utilizado para reduzir o risco de doença cardíaca, cancro, doença de Alzheimer, obesidade e outras condições. Muitos dos seus benefícios são devidos à sua propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias (13,14, 15).
- Pimentas

Pimentões e pimentas são carregados com vitamina C e antioxidantes que têm efeitos anti-inflamatórios potentes. Pimentões contêm o antioxidante quercetina, eficaz para reduzir um marcador de dano oxidativo em pessoas com sarcoidose. Pimentas contêm ácido sinápico e ácido ferúlico, o que pode reduzir a inflamação e levar ao envelhecimento mais saudável (16, 17, 18).
- Cogumelos
Cogumelos têm poucas calorias e são ricos em todas as vitaminas do complexo B, selênio e cobre. Eles também apresentam lectinas, fenóis e outras substâncias que fornecem proteção anti-inflamatória (19, 20, 21).
- Uvas

As uvas contêm antocianinas, que reduzem a inflamação. Elas também podem diminuir o risco de várias doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, obesidade, distúrbios da doença de Alzheimer e dos olhos (22, 23, 24).
- Cúrcuma
Cúrcuma é uma especiaria com um sabor forte, que tem recebido muita atenção por seu seus nutrientes anti-inflamatórios. O açafrão, por exemplo, é eficaz na redução da inflamação relacionada com a artrite, diabetes e outras doenças (25, 26, 27).
- Azeite Extra Virgem

Uma das gorduras mais saudáveis que você pode comer. É rico em gorduras monoinsaturadas que proporciona inúmeros benefícios à saúde. Muitos estudos têm analisado as propriedades anti-inflamatórias do azeite, que tem sido associado a um risco reduzido de doenças cardíacas, câncer cerebral e outras doenças (28, 29, 30).
- Chocolate Amargo e Cacau
O chocolate escuro é delicioso e também contêm antioxidantes que reduzem a inflamação e levam ao envelhecimento saudável. No entanto, certifique-se de escolher o chocolate escuro, que contém pelo menos 70% de cacau (mais é melhor ainda), a fim de colher os benefícios anti-inflamatórios (31, 32, 33).
- Tomates

O tomate é uma potência nutricional. São ricos em vitamina C, potássio e licopeno, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias impressionantes. (Dica: Ao cozinha-los no azeite de oliva, você maximiza a quantidade de licopeno absorvido) (34, 35, 36).
- Cerejas
As cerejas são deliciosas e ricas em antioxidantes, como as antocianinas e catequinas, que combatem a inflamação (37, 38, 39).
Procure comer esses alimentos em seu dia-a-dia, sua saúde agradece.
Como você pode ter notado, todos esses são alimentos de verdade que trazem inúmeros benefícios para a sua saúde. Vou continuar a bater na tecla dos alimentos de verdade até que você assuma o compromisso de mudar sua alimentação e sua vida.
Abraços e fique com Deus!
FONTE do Artigo: Dr. Juliano Pimentel.